Maria Terra era para ter sido o meu nome, mas vim a chamar-me Madalena, como a minha bisavó.
Com origem numa família madeirense, cresci a ver álbuns de fotografias de jardins, casas de família e bonitos piqueniques. Em pequena, nas visitas à Ilha com a minha avó, era como se as fotografias ganhassem vida.
Tenho um particular gosto por recuperar histórias reais. Talvez por isso, me dedique à criação de espetáculos de natureza documental, para a infância.
 

Da minha autoria dou principal destaque a Os Sapatos do Sr. Luiz, que conta histórias de pessoas que passaram pelo São Luiz Teatro Municipal desde a sua criação em 1894; O Homem das Mil Moradas, que convida a uma viagem pela vida singular do colecionador Calouste Gulbenkian; e o Apanha Chuva, uma aventura em busca da origem do objecto que nos protege no Inverno (o primeiro espetáculo de minha autoria). O Impossível, no qual sou responsável pela dramaturgia e interpretação, foca-se na tarefa de explicar o Big Bang em apenas 30 minutos.

2021 co-construí o BecaBeca — uma plataforma de conteúdos digitais, livres, selecionados a dedo para a infância.

2019 Co-criei O Homem das mil moradas, que estreou dentro do Museu Gulbenkian.

2016-2021 Estreei, como criadora e atriz, a visita-espetáculo Os Sapatos do Sr. Luiz, com carreira de 5 anos no São Luiz Teatro Municipal, para escolas e famílias, tendo realizado cerca de 200 apresentações.

2018 Estreei o espectáculo Impossível, de Catarina Sobral, com Kent Queener no Teatro Maria Matos.

2014-2018 Colaborei com o Serviço Educativo da Gulbenkian (CAM, Museu e Descobrir) na concepção e implementação de visitas-jogo, oficinas e histórias a partir de diferentes exposições, sempre para o J.I., 1ºCiclo e famílias.

2016 Co-fundei a Casa Invisível, produtora de grande parte dos meus projectos.

2014 Viajei até ao M.A.R., no Rio de Janeiro, para apresentar o Apanha Chuva e uma performance-oficina a partir de Livros de Artista. Fui convidada por uma ONGD para desenvolver oficinas de promoção da leitura em 14 escolas do concelho de Chibuto, Moçambique. Fui intérprete-criadora do espectáculo comunitário Opereta A~Mar, de Loreto Martínez Troncoso.

2013-2014 Estreei o meu primeiro espetáculo Apanha Chuva, após residência artística no Largo Residências e Casa dos Amigos do Minho, no Intendente.

2011-2014 criei o Serviço Educativo da Editora Pato Lógico, com a qual continuo a colaborar.

2013 Integrei a equipa do espetáculo POEMA, encenado por Claudio Hochman.

2012 Fui intérprete da 1ª edição da Companhia Limitada, de autoria da coreógrafa Madalena Victorino, em que 7 espetáculos foram apresentados em quartos, cozinhas, escritórios ou pequenas salas, para quem já não podia sair de casa.

2009-2010  Trabalhei como técnica da Cultura na Câmara Municipal da Moita, onde coordenei um projeto de Educação Artística e pus em prática visitas-jogo num Moinho de Maré.

2020-21 Formação Arquivo especial de uma vida normal, Cinema Documental, com António-Pedro e Luísa Mello, organizada por Companhia Caótica e Câmara Municipal da Moita.

2018 Stage Théâtre visuel pour le jeune public, au Festival Momix, avec Anke Gerber et Lionel Menard, organisé par la Plateforme de la jeune création franco-allemande.

2017 Stage Théâtre d’objet et jeune public, au Festival Momix, avec Christian Carrignon et Sophie Bartels, organisé par la Plateforme de la jeune création franco-allemande.

2017 DABO DOMO – Formação imersiva em Arte para a infância // Arts for childhoodImmersive training – Pela Companhia de Música Teatral.

2016-2018 Curso livre de Jazz — instrumento canto — com a professora Beatriz Nunes na Escola de Jazz do Barreiro.

2013 Training Course Museum Mediators, ao abrigo do programa Leonardo Da Vinci, organizado pela Mapa das Ideias e apoiado pela F. C. Gulbenkian.

2010-2012 Curso de Artes Performativas na Associação SOU, Movimento e Arte, com os formadores Claudio Hochman, Madalena Victorino, Suzana Branco, Félix Lozano, Marta Silva, Ana Brandão, Isabel Campelo, Ana Tamen, Inês Barahona, Margarida Mestre, Ana Sofia Paiva  e Fernando Ribeiro.

2009-2010 Frequência no Mestrado em Educação Artística, na FBAUL.

2004-2008 Licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural, no IPS, com estágios no Serviço Educativo da Gulbenkian e Erasmus no Musée des Enfants.